custodia.org proterrasancta.org cmc-terrasanta.com terrasanta.net edizioniterrasanta.it pellegrinaggi.custodia.org
Sign up for our newsletter
2014
custodia.org

O Custódio visita as comunidades de Belém

O Custódio, acompanhado pelo Secretário da Custódia, Fr. Sérgio Galdi, e pelos Freis Nerwan, Badie e Luai da Paróquia de Belém, visitou as comunidades religiosas de Belém, que trabalham com a Custódia.

Conforme a tradição, tal giro se realiza após o ingresso solene do Custódio, por ocasião da Epifania. Uma longa, mas agradável peregrinação, que conduz o Custódio e seu cortejo de sala em sala, onde ele recebe a acolhida calorosa e sincera: participação, doces, troca de presentes, com espaço ao diálogo e à alegria pela próxima vinda do Santo Padre. Longe do fausto e do esplendor da Liturgia da Epifania, o Custódio pôde trocar idéias sobre a situação dos religiosos presentes nos países em conflito: Síria, Iraque e Líbano.

A visita iniciou nas Irmãs Adoradoras Perpétuas do Santo Sacramento, na Gruta do Leite. Depois prosseguiu com a comunidade das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, que atuam no projeto da “Casa da Criança”, criada pela Custódia para ajudar os jovens meninos cristãos de famílias em dificuldade. Ir. Maire-Paule, de noventa nos, deu o testemunhos seguinte: «Esta visita é sinal de amizade profunda, que nos comove; esperamos a visita de nossos irmãos franciscanos com grande impaciência!». Os Frades, depois, visitaram o asilo das Irmãs Dominicanas. Em seguida, se encontraram com os escoteiros de Belém, em companhia de Fr. Marwan, Diretor da Terra Sancta School para rapazes. O jovem Issa Sakhlé agradeceu aos Frades nestes termos: «Saudamos a Custódia e seus Frades, e agradecemos por aquilo que fazeis pela Terra Santa School». A delegação não pôde evitar um enésimo café, servido com doces, ali!

O cortejo, depois, se dirigiu à Casa dos Idosos, fundada em 1942, e que acolhe umas quarenta idosas em condições precárias ou sem família. Foi a Custódia da Terra Santa que custeou essa primeira casa para idosos em Belém, mantida por ela, ainda hoje, por um pequeno grupo de religiosas Filhas de Santa Maria (Hortus Conclusus), que se dedicam pacientemente aos cuidados dessas idosas. Enquanto os cantos de Natal ressoavam nos corredores, o Custódio visitou as pessoas em seu leito, oferecendo-lhes doces. Saindo dali, dirigiu-se ao Cáritas Baby Hospital, uma clínica para bebês, situada próxima ao Muro de Separação. Esse estabelecimento hospitalar moderno, renovado recentemente, foi criado há sessenta anos «a fim que, no lugar em que Jesus nascera, nenhum bebê seja privado de cuidados médicos». O Custódio encontrou-se com as Irmãs Franciscanas de Santa Isabel, presentes no hospital desde 1975, como ponto de referência espiritual e humana para os bebês enfermos e seus pais.

Ao cair a noite em Belém, as Irmãs de S. José da Aparição ainda esperavam os Frades na escola das meninas, financiada pela Custódia e que acolhe umas mil alunas. A Madre superiora, Ir. Georges Sarkis, fazendo alusão aos três novos Frades franciscanos nomeados para a Paróquia, agradeceu ao Custódio por ter enviado «esses três anjos ». A tarde se encerrou no campo dos refugiados de Aida, onde a presença das Irmãs Franciscanas Missionárias do Coração Imaculada de Maria recorda a figura carismática de S. Francisco, grande apóstolo da paz e do diálogo entre muçulmanos e cristãos.

E.R.

» custodia.org
© 2011 Terra Sancta blog   |   privacy policy
custodia.org    proterrasancta.org    cmc-terrasanta.com    terrasanta.net    edizioniterrasanta.it    pellegrinaggi.custodia.org